Para fortalecer os destinos do Brasil, que está entre os 10 países que
mais recebem congressos e convenções associativas, conforme ranking da ICCA
(Internacional Congress and Convention Association), a Embratur (Instituto
Brasileiro de Turismo) estará presente na 4ª edição da IMEX America, uma feira
internacional do segmento de Reuniões, Incentivo, Congressos e Eventos – MICE
(Meetings, Incentives, Congress & Events). A feira acontece entre os dias
14 e 16 de outubro, em Las Vegas.
A novidade da organização do evento é o lançamento de um aplicativo de
localização dos estandes para os que visitam a feira pela primeira vez. “Os
Estados Unidos são o segundo maior mercado emissor de turista ao Brasil e é
considerado um país prioritário na agenda de promoção da Embratur. Para este
ano, a IMEX America promete reunir maior número de pessoas, devido ao aumento
de expositores e de serviços, conforme anunciou a organização”, disse Marco
Lomanto, diretor de Produtos e Destinos do Instituto.
A feira é uma das principais do segmento MICE e reunirá profissionais da
indústria do turismo de todas as partes do mundo. A organização do evento
também oferece seminários e workshops organizados por renomadas associações e
instituições, como a ICCA. São esperados 10 mil visitantes nos três dias de
evento.
No estande do
Instituto, 27 coexpositores apresentarão o Brasil como destino de eventos e
negócios. “O expositor tem a oportunidade de apresentar seus produtos,
realizar networking e garantir a realização de uma agenda com
compradores de alto nível”, destacou Marco Lomanto.
Segmento MICE
Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil
registraram um aumento de 408%. Conforme os dados divulgados em maio pela ICCA,
entre 2003 e 2013 o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o
número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22
para 54.
Mercado
norte-americano
Em 2013, 592.827 norte-americanos estiveram no Brasil, registrando um
aumento de 1,09% em relação ao ano anterior. Atualmente, há 249 voos
semanais que ligam Brasil aos Estados Unidos.
O foco do trabalho da Embratur no mercado americano tem sido no
estreitamento da relação com o trade local e na otimização de oportunidades de
promoção do Brasil. Durante a Copa de 2014, os americanos representaram cerca
de 14,5% do total de visitantes no País.
Fonte: EMBRATUR