Realizado em Florianópolis, o evento reuniu
políticos e empresários para ouvir o presidente do Instituto falar sobre “O
Turismo como elemento de integração na América do Sul”.
“É preciso encarar o turismo como uma indústria
capaz de gerar renda em todo o país. Agora é o momento de decidirmos que tipo
de posicionamento vamos ter com relação ao setor daqui para frente, e o que
queremos é ver o Turismo como eixo de renovação da economia, integração e
fortalecimento de toda a América do Sul”, afirmou.
O presidente fez uma apresentação sobre a
realização de eventos como mola propulsora do turismo, a atuação dos
Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior, as ações de promoção digital e
a necessidade de se ampliar as frequências de voos internacionais como um dos
caminhos para fortalecer a economia do país. “Mais frequências internacionais
impactam não somente no número de turistas. Onde aumenta o número de voos
aumentam também as exportações”, declarou.
Lummertz também reforçou a comparação do Brasil
com 140 países, onde ele se destaca em primeiro lugar no mundo em potencial de
belezas naturais. “Na contramão, estamos na 135ª posição dos países com
potencial para se abrir um negócio no setor de turismo. Tais fatos precisam ser
levados em consideração e este cenário precisa mudar, definitivamente”,
defendeu o presidente que encara como missão de sua gestão conseguir facilitar
a construção de grandes empreendimentos no Brasil.
Além do presidente da Embratur o debate da Lide
também contou com a presença de Wilfredo Gomes, presidente do Grupo de Líderes
Empresariais de Santa Catarina, do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, do
Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, da secretária
municipal de Turismo, Zena Becker, do Diretor do LIDE Turismo Santa Catarina,
Nicolas Peluffo, e do presidente da Santur, Valdir Walendowsky.
LIDE - Fundado
em junho de 2003, o Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação e
conta com mais de 1.600 empresas filiadas no Brasil que representam mais de 52%
do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os
princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as
relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais.
Fonte: Mercado e Eventos