BONITO, O DESTINO NATURAL DO SEU EVENTO
Visualizar este site em português
12/08/2014 - 09:24 | Atualizado em 12/08/2014 às 09:45
Seis cachoeiras da Estância Mimosa são destaque no 'Viagens Cinematográfica'
Confiram as lindas e exuberântes cachoreiras da Estância Mimosa em Bonito MS
 
 
Ampliar
 

Quem faz uma viagem para Bonito vai ansioso por suas deliciosas flutuações. Mas a cidade é cercada de ótimos passeios e atrações, e fazer turismo em Bonito exige alguns dias a mais para explorar tudo o que ela tem de bom a oferecer. 

Um desses passeios imperdíveis é a Estância Mimosa Ecoturismo, localizada a 24 km de Bonito. O lugar é incrível, são 8 cachoeiras, uma mais bonita e surpreendente que a outra. Nós conhecemos 6 delas. Além da beleza, algumas delas proporcionam experiências fascinantes, como o mergulho ou ficar em cavernas embaixo de suas quedas. 

Confira nesse post as seis cachoeiras que conhecemos na Estância Mimosa e algumas dicas de como explorá-las (atenção: esse texto pode conter spoilers).

1 - Cachoeira da Água Doce

Primeira cachoeira do circuito. A beleza da cachoeira é impressionante, são diversas quedas que convergem para um poço. Infelizmente chovia (com momentos alternados de sol), então resolvemos escolher com critério em quais cachoeiras iríamos entrar.

No nosso grupo também poucos se animaram a entrar nas cachoeiras. Nessa só o Cleber entrou enquanto eu fiquei do lado de fora treinando algumas fotos de longa exposição.
 

Cachoeira da Água Doce Estação Mimosa Bonito MS
Cachoeira da Água Doce
 

No alto da Água Doce já é possível avistar a Cachoeira do Sol, a próxima do circuito.

2 - Cachoeira do Sol

Na segunda cachoeira, encontramos a maior queda da Estância Mimosa e também com a maior área para banho. Existem duas plataformas de embarque. Da plataforma que começamos não dava para ver o tamanho da queda, mas começamos a nadar até a sua base, acompanhados pelo nosso guia.
 

Cachoeira do Sol, vista de ladinho

Como em alguns trechos a correnteza é um pouco forte, o guia levou uma bóia que ajuda em alguns momentos em que eu, por exemplo, não conseguia nadar com o colete salva-vidas.

Afinal, passamos por uma das primeiras quedas do caminho, mas ainda não era a maior. Em breve chegamos numa grande rocha e uma gruta formada embaixo dela.

Infelizmente, por causa das chuvas, as águas das cachoeiras estavam com uma cor entre o marrom e o amarelo, mas originalmente elas ficam bem verdinhas e, segundo o site da Estância Mimosa, pode ser "observado uma água surreal com um reflexo de luz verde debaixo para cima". A conferir numa próxima vez. :(
     


Lá na gruta ainda encontramos um passarinho descansando debaixo da cachoeira.

Ficamos curtindo um pouco a gruta e partimos para atravessar a queda d'água. É muita água e eu acabei me atrapalhando um pouco na travessia, e depois de algum tempo nadando nadando nadando sem sair do lugar (e o pior, bem embaixo da queda d'água e segurando uma máquina fotográfica), consegui atravessar.
 

Com cara de sobrevivente, depois de atravessar a queda d'água da Cachoeira do Sol (e olha quem apareceu)
Fomos parar do outro lado do rio, onde existe uma outra plataforma. O sol também resolveu aparecer e deixou tudo um pouco mais bonito. 
 
Descansei um pouco e nadamos de volta para o nosso ponto de saída, onde o resto do grupo aguardava a gente. 
 

3 - Cachoeira do Salto

 
Nem eu nem o Cleber tivemos coragem de pular da Cachoeira do Salto, que é uma senhora plataforma. São 6 metros de altura e área de banho pode chegar até a 4 metros de profundidade. Pelo menos vale como mirante, aliás além da plataforma, existe um mirante onde é possível tirar uma foto mais próxima da cachoeira (a primeira foto desse post). 
 
Apesar de não termos pulado, uma das pessoas de nosso grupo pulou. Apesar de alguns não estarem muitos animados para as cachoeiras, pelo menos havia uma corajosa, que deu um belo pulo. 
 
Um salto na Cachoeira do Salto

4 - Cachoeira do Desejo


Na sequência, fizemos essa linda cachoeira, que além de uma das mais bonitas, também permite uma experiência bem interessante. É possível nadar até a sua base e conferir o que do lado de dentro dela.

O pessoal do nosso grupo estava realmente cansado e resolveram ir embora no meio do percurso. Melhor assim, a partir dali pudemos curtir melhor o passeio, sem a pressão das pessoas esperando a gente terminar de curtir as cachoeiras.

O nome dessa cachoeira vem do que você encontra justamente lá debaixo, em um gruta formada embaixo de sua queda.

"Diz a lenda que esta cachoeira realiza seus desejos, basta imaginar seu pedido e nadar até atravessar a queda d’água, olhar para a esquerda no alto e seu desejo será realizado. Se é verdade, não sabemos! Mas, podemos afirmar que todos saem rindo e felizes!" Fonte: Estância Mimosa

Inicialmente tiramos algumas fotos do lado externo, para depois ir até lá conferir afinal qual o segredo (que obviamente não iremos contar: esse texto NÃO contém spoilers).
 

Cachoeira do Desejo Estação Mimosa Bonito
Cachoeira do Desejo
Nas fotos abaixo, a primeira foto foi tirada debaixo da cachoeira, que mostra o tronco de uma árvore cravado nas rochas. 
 
Na outra foto, eu ainda fora e Cleber debaixo da queda. Apesar do lago dessa cachoeira ser fundo, chegando a 2 metros de profundidade, na área debaixo das quedas é possível caminhar e se apoiar nas pedras. Por via das dúvidas, entrei com colete mesmo. 
 
  

 

5 - Cachoeira do Saí-andorinha


Bem ao lado da Cachoeira do Desejo, está a pequena Saí-andorinha. É uma cachoeira mais indicada para tirar retratos, pois é possível ficar em pé ou sentado bem próximo das quedas. Aqui dispensei o colete salva-vidas. Também é ótima para relaxar e curtir um pouco de hidromassagem natural.

Veja as fotos que tiramos por lá.
 

  

 

Na chegada em cada cachoeira, uma placa apresenta algumas informações sobre o local
 

 

6 - Cachoeira do Mutum


A última cachoeira que visitamos e onde tivemos algum tempo adicional para curtir. Ela possui uma pedra onde é possível se apoiar e ficar sentado ou de pé na base da queda. No restante, o lago tem cerca de 2 metros de profundidade (todas essas informações são encontradas em placas na chegada em cada cachoeira).

Nosso guia fotógrafo se empolgou e tirou alguns retratos nossos que ficaram ótimos.
 

Cachoeira do Mutum
 
Tirando algumas fotos na base da cachoeira

Só que o ficou faltando mesmo são as águas verdinhas do rio Formoso.
 

Eu nas águas e Cleber apoiado na pedra na Cachoeira do Mutum

Na volta, ainda tinha pipoca, chipa de queijo e um cafezinho para o nosso lanche de final de tarde. Bom demais. Além dos mimos da Mimosa, o pessoal da fazenda é muito simpático e nos recepcionou super bem. Adoramos!
 

Lanche no final do passeio
 
Fonte: Viagens Cinematográficas/Bonito Informa
 
 
Eventos
Hospedagem
Guia profissional de eventos
Serviços de apoio
Apoio à captações de eventos
Visitantes
Apresentação
Passeios
Sistema turístico de Bonito
Agências receptivas
Hospedagem
Alimentação
Mapas
Clima
Informações úteis
Quem somos
A empresa
Infraestrutura
Eventos
Prêmios
Parcerias
Imprensa
Informações de Assessoria
Press Releases
Publicações
Redes Sociais
Endereço
Bonito Convention & Visitors Bureau
Rua 24 de Fevereiro, 1453
Centro CEP 79290-000
Bonito/MS
Telefones
Bonito: +55 (67) 3255-2207
+55 (67) 9205-6164
E-mail
secretaria@bcvb.com.br
Todos os direitos reservados 2024 - Bonito Conventions & Visitors Bureau - BCVB
Desenvolvido por Gupo AGES de Comunicação.