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22/07/2015 - 16:46
Aviação regional investirá em aeroportos de destinos turísticos do Mato Grosso do Sul
Bonito e Corumbá, consideradas estratégicas para o turismo nacional, estão incluídas no programa de aviação regional. Ao todo, são oito cidades do Mato Grosso do Sul.
 
 
Com os investimentos do programa de aviação regional, o Pantanal vai ficar mais acessível e ainda mais irresistível. Os municípios de Corumbá e Bonito, citados no estudo de competitividade dos destinos de desenvolvimento turístico regional, do Ministério do Turismo, estão entre os oito sul-matogrossenses que receberão as melhorias de infraestrutura aeroportuária pelo governo federal.
Apesar de já operar voos regulares de uma companhia aérea brasileira, o aeroporto de Bonito vai contar com melhorias no terminal de passageiros, alargamento na pista de pouso e decolagem e com um novo pátio de aeronaves. O planejamento já está na fase de anteprojeto e licenciamento ambiental – a última antes do início do processo de licitação das obras.

A cidade fica a 260 quilômetros da capital Campo Grande e atrai pessoas do mundo inteiro pelos passeios ligados à natureza, como cavalgadas, arvorismo e mergulho turístico. Segundo o Ministério do Turismo, a Gruta do Lago Azul e o Rio Sucuri são os principais atrativos da região.

Um pouco mais distante de Campo Grande, Corumbá – fica a 426 quilômetros da capital – atrai pescadores e apaixonados por trilhas e voos panorâmicos. O aeroporto também já opera hoje, mas terá o terminal de passageiros ampliado e um reforço no pátio de aeronaves. O planejamento está em fase de estudo preliminar, quando são detalhadas as necessidades do aeroporto e definidos valores de investimento.

Mais barato

A Lei dos Subsídios (13.097) foi sancionada no início deste ano e aguarda regulamentação do Poder Executivo.

A lei tramitou no Congresso Nacional como a MP 656. O texto previa o subsídio de 50% da ocupação da aeronave ou até 60 passageiros em todo o país (à exceção da Amazônia Legal); e subsídios nas tarifas e rotas em aeroportos com movimentação anual de 600 mil passageiros (800 mil na Amazônia Legal).

Devido à escassez de voos, os preços das passagens que envolvem rotas regionais chegam a ser 31% mais caras que entre capitais.

O programa

O programa de aviação regional foi criado em 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes dos grandes centros – como é o caso da Amazônia Legal. Para isso, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) vai investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional. A expectativa é que as primeiras licitações saiam ainda este ano.

Todos os terminais passam por cinco etapas até estarem prontos. Dos 270, 255 já existiam. Destes, uns precisam de mais obras do que outros. Por isso, alguns vencem mais rapidamente as etapas necessárias para a entrega das obras. A ideia é deixar 96% da população a pelo menos 100 quilômetros de um terminal de passageiros. Atualmente, 40 milhões de pessoas estão a uma distância maior que esta de um aeródromo e apenas 77 aeroportos regionais operam voos comerciais com regularidade.

O investimento do programa é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que só pode ser investido de volta no próprio setor. As contratações das empresas responsáveis pelos estudos e obras são feitos diretamente pelo governo federal e não há repasse de verbas a estados e municípios.

Fonte: Aviação Civil
 
 
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